sexta-feira, 29 de abril de 2011

Será que o Homem evoluiu?

  Sim, é verdade, não publico nada há algum tempo , o facto é que dada a minha semaninha de férias me dei ao luxo de afastar do computador e descansar,  o pior é que quando voltei ele avariou -.-'

Não vou falar das minhas férias porque é segredo mas vou partilhar um assunto com o qual tenho dado por mim a pensar constantemente:

Será que o ser humano alguma vez evoluiu?


Cheguei à conclusão que "não" o ser humano nunca evoluiu. Desde as primeiras sociedades há 4.000 anos a.C. até hoje o ser humano continua o mesmo.

O que nos distingue hoje em dia das pessoas da Idade Média e do Período Helénico são apenas, objecto, materiais, as coisas que construimos e descobrimos. A História que hoje conhecemos e aprendemos nas escolas certamente não será  certamente a História do Homem mas sim da Evolução da Sociedade.

Mas quero certificar-me que esta postagem não se torna uma critica à História mas sim uma critica ao ser humano em si.

O Homem de hoje é o mesmo homem de há mil anos atrás.
O Homem de hoje continua corrupto, continua invejoso, continua traidor, continua pobre, pessimista, mentiroso, ingénuo, pequenoassombrado, ambicioso, intriguista, manhosodeprimido, avarento, perguiçoso, indiferente, a querer fazer guerra, à procura de dignidade... não vale a pena continuar (acho que já perceberam a ideia).

Durante toda a sua História o Homem questionou-se:
'quem sou eu?' ;
'o que é a justiça?' ;
'o que é a liberdade?' ;

'o que é a democracia?' ;
'porque é que as maçãs caem das árvores?' ;
'o que é a razão de estado?' ;
'se eu encher um balão com ar quente será que ele voa?' ;
'como fazer a paz?' ; 
'o que me acontecerá se eu lançar um papagio num dia de trovoada?' ;

'o que são os direitos fundamentais?'

Esta foi, resumidíssimamente, a evolução das perguntas que o homem fez e que fizeram avançar a sociedade. Mas, e o próprio Homem? Que é de cada um de nós?

Não quero criticar as interrogações porque tenho consciência da sua importância só quero alertar para as perguntas que não foram feitas... 

de que nos serve um avião se nem o nosso vizinho do lado respeitamos? ;

 de que nos serve viver em democracia quando estamos deprimidos sem saber o que fazer da nossa vida? 

de que nos serve ser lindo se ninguém olha para nós? cada pessoa olha para si só, primeira e unicamente no sentido de querer ser melhor do que os outros e ter mais do que os outros. 

O  Homem tem de olhar para si e para o seu Mundo remodelar-se a si próprio. 

Não deve limitar-se a procurar respostas para as coisas que o rodeiam porque nada será perfeito e nada será bom enquanto o ser humano não o for... por isso é que a nossa sociedade falha constantemente. 

Ninguém é perfeito, mas ninguém se tenta aperfeiçoar,
Cada pessoa sabe o que é bom e o que é mau e cada um de nós tem de aperfeiçoar-se a si próprio e não tentar mudar o Mundo inteiro.

Temos de deixar de ter corações de pedras e de espinhos... 

Nenhum comentário: